Portal Mogi Mirim

 

Sem título

05

Quarta-Feira

Fevereiro

2025

Anuncie Conosco Data Center | Serviços | Portal Livros | Cidades e Países |


Notícias

Nossas Agências espalhadas pelo mundo

 

ISRAEL - IS

26-08-2024

Israel afirma ter frustrado ataque em grande escala do Hezbollah

A Força Aérea Israelense diz que lançou ‘uma operação complexa pouco antes das 5h, na qual cerca de 100 aeronaves atingiram lançadores de foguetes voltados para o norte de Israel em 40 zonas de tiro no sul do Líbano’

Por Jovem Pan  25/08/2024 19h33 - Atualizado em 25/08/2024 19h39

 

EFE/ATEF SAFADI

Veículo aéreo não tripulado do Hezbollah, vindo do Líbano, é interceptado por combatente israelense em área próxima à fronteira entre os países

 

Israel afirmou ter frustrado um ataque a bomba em grande escala do Hezbollah, no Líbano, neste domingo (25), mas o movimento terrorista islamista alegou que conseguiu lançar centenas de drones e foguetes contra posições israelenses em retaliação ao assassinato de um de seus líderes. Há semanas, a comunidade internacional vem expressando o temor de uma escalada militar regional entre o Irã e seus aliados, de um lado, e Israel, de outro, na esteira da guerra de Gaza, onde, depois de dez meses, ainda não se chegou a um cessar-fogo, apesar das negociações.

O Hamas, que vem travando uma guerra contra Israel em Gaza há mais de dez meses, saudou a resposta “forte” do Hezbollah, chamando-a de “tapa na cara” do governo israelense. O presidente dos EUA, Joe Biden, está acompanhando os acontecimentos “de perto” e um porta-voz do Pentágono disse que Washington está “pronto para apoiar” a defesa de Israel, seu aliado.

O Hezbollah, que é armado e financiado pelo Irã, ameaçou retaliar depois que um de seus comandantes militares, Fuad Shukr, foi morto em um ataque israelense na periferia sul de Beirute em 30 de julho. Juntamente com o Irã e o movimento islamista palestino Hamas, ele também ameaçou responder ao assassinato do ex-líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, em 31 de julho, que foi atribuído a Israel.

A Força Aérea Israelense, depois de receber informações sobre o ataque do Hezbollah, lançou “uma operação complexa pouco antes das 5h, na qual cerca de 100 aeronaves atingiram milhares de lançadores de foguetes voltados para o norte de Israel em 40 zonas de tiro no sul do Líbano”, disse o porta-voz militar, tenente-coronel Nadav Shoshani.

Por sua vez, o porta-voz do Exército, Daniel Hagari, disse que “mais de 270 alvos” foram atingidos. Uma autoridade dos EUA disse, sob condição de anonimato, que os EUA “não participaram dos ataques preventivos de Israel”, mas forneceram assistência “em termos de rastreamento de ataques” do Hezbollah.

“Primeira fase” da resposta 

Os disparos do Hezbollah faziam parte de um “ataque planejado maior e conseguimos impedir grande parte dele”, disse o tenente-coronel Shoshani. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu que Israel não havia dito sua “última palavra” com os bombardeios de ontem à noite. O Hezbollah, por sua vez, afirmou que o ataque foi um “sucesso” e disse que era apenas a “primeira fase” da resposta à morte de Shukr.

Seu líder, Hasan Nasrallah, negou as “alegações enganosas” de Israel de que havia destruído “milhares de lançadores de foguetes” e interceptado “milhares de foguetes”. O movimento islamista, que é politicamente influente no Líbano, disse que disparou “um grande número de drones” contra o território israelense e “mais de 320” foguetes Katiusha contra 11 bases militares em Israel e nas Colinas de Golã sírias ocupadas por Israel.

Nasrallah disse que o “principal alvo da operação” foi “a base de Glilot, a principal base de inteligência militar israelense” a “110 km da fronteira” com o Líbano. Israel afirmou que essa base “não foi atingida”. De acordo com o Exército israelense, o Hezbollah disparou “mais de 150 projéteis”, vários dos quais foram abatidos.

No final da tarde, a mesma fonte disse que um soldado da marinha foi morto “em combate” no norte, sem especificar se isso estava relacionado ao ataque. Horas depois, o braço armado do Hamas reivindicou a responsabilidade pelo disparo de um foguete contra Tel Aviv que, de acordo com os comandantes militares israelenses, caiu em uma área desabitada.

Apelos à moderação 

No sul do Líbano, as autoridades relataram três mortos em bombardeios israelenses. São três terroristas, de acordo com o Hezbollah e o movimento aliado Amal. O fogo cruzado entre Israel e o Hezbollah se intensificou desde o início da guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas. A sede da ONU no Líbano pediu um “cessar-fogo” a ambas as partes.

O ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, pediu neste domingo ao Conselho de Segurança da ONU que tome medidas “dissuasivas” contra Netanyahu e seus ministros, que “matam todas as chances de paz”. O chefe da diplomacia britânica, David Lammy, pediu que uma conflagração no Oriente Médio fosse evitada “a todo custo”.

Nesse contexto explosivo, a capital egípcia está sediando uma nova rodada de negociações desde quinta-feira, da qual participam chefes de inteligência israelenses, norte-americanos, do Catar e egípcios. Uma delegação do Hamas deixou a capital egípcia neste domingo depois de “se reunir com os mediadores egípcios e do Catar”, de acordo com um representante do Hamas. O movimento islamista palestino, no entanto, não participou da última rodada de negociações.

O conflito em Gaza eclodiu em 7 de outubro, quando combatentes do movimento islâmico palestino atacaram o sul de Israel, matando 1.199 pessoas, a maioria civis, de acordo com um balanço baseado em números oficiais. Eles também fizeram 251 reféns, dos quais 105 permanecem em Gaza, incluindo 34 que o exército israelense declarou mortos.

Em resposta, Israel prometeu destruir o Hamas e lançou uma vasta ofensiva de retaliação que já deixou 40.405 mortos em Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde do território, que não detalha quantos são civis e quantos são combatentes.

*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

 


Esta matéria possui 541 visita(s)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

 

Regininha Poltergeist conta como foi de ícone dos anos 90 à

 

Envenenamento no Piauí: mãe de família atingida confessa ter

 

Janja tem agenda de compromissos oficiais divulgada após cob

 

Pilotos se apresentam bêbados para voo, são demitidos, e exe

 

Inteligência artificial sugere que jovem mate os próprios pa

 

Nora de Zezé Di Camargo se irrita após ver foto dos filhos d

 

Hugo Motta defende harmonia entre os Poderes e colaboração p

 

Barroso defende STF e diz que não há lugar no Brasil para qu

 

Exército dos EUA identifica pilota de helicóptero que se cho

 

Grammy 2025: Beyoncé conquista Álbum do Ano pela primeira ve

 



Links Interessantes


Macron Parabeniza Trump E Diz Estar Disposto A Trabalhar Com Ele ‘com Respeito E Ambição’

Idade De Cachorro: Quanto Equivale À Idade Humana?

Homem Morre Carbonizado Após Bateria De Lítio Explodir Em Elevador; Vídeo

Banco Central Vai Lançar Moeda Comemorativa De 30 Anos Do Real; Veja Outras Edições

Baleia Vira Barco De Pesca Com Homens A Bordo Na Costa Dos Eua; Veja Vídeo

Jogador Que Disputou Copa Do Mundo Pelo México É Acusado Pela Mãe De Mandar Matar A Irmã

Justiça Eleitoral Proíbe Contratações E Inaugurações De Obras A Partir Deste Sábado

Entenda Por Que O Congresso Pode Derrubar O Critério De 40 G De Maconha Decidido Pelo Stf

Mercedes Classe E Chega À Linha 2025 Por R 61 Mil A Menos

Mulher Limeirense Passa Em 1° Lugar Da Turma Entre Mais De Mil Soldados Da Pm

 



 

Últimas Notícias

 

Regininha Poltergeist conta como foi de ícone dos anos 90 à luta por estabilidad

 

Envenenamento no Piauí: mãe de família atingida confessa ter matado a vizinha

 

Janja tem agenda de compromissos oficiais divulgada após cobrança por transparên

 

Pilotos se apresentam bêbados para voo, são demitidos, e executivos da companhia

 

Inteligência artificial sugere que jovem mate os próprios pais nos EUA

 

Nora de Zezé Di Camargo se irrita após ver foto dos filhos do cantor no quarto d

 

Hugo Motta defende harmonia entre os Poderes e colaboração para enfrentar os pro

 

Barroso defende STF e diz que não há lugar no Brasil para quem ‘não aceita democ

 

Exército dos EUA identifica pilota de helicóptero que se chocou com avião em Was

 

Grammy 2025: Beyoncé conquista Álbum do Ano pela primeira vez e Kendrick Lamar b

 

 

 

Sem título

Dúvidas ?

entre em contato

 

- Fale Conosco




Dúvidas ?

Depto de Marketing

entre em contato

 

- Depto de Marketing

Interessantes

 

IPMET(Boletim do Tempo)

 

Empresa

 

Sobre

 

 


Sem título

Portal Mogi Mirim

  Novas Ideias

 

Desenvolvido por Rcorp Data Center © 2025

 

Seu IP.: 172.71.254.190